3 Lab de Campanhas da Primeira Infância2021-03-06T13:05:01-03:00

O que é o Laboratório

O 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância Pirilampo Criativo é uma oficina-concurso que oferece formação para a realização de vídeos sobre crianças pequenas de diferentes contextos brasileiros, trabalhando em duas temáticas: a importância do livre brincar na natureza e da paternidade presente nos cuidados diários das crianças nos primeiros anos de vida. Ao final, será realizado um concurso com os vídeos participantes com premiação! 

Edital

Baixe o edital e tire suas dúvidas.

BAIXAR EDITAL
PERGUNTAS FREQUENTES

Premiação

1 Câmera Profissional de entrada com lente e microfone shotgun

1 Smartphone com sistema multicâmera, Tripé e Microfone lapela

1 Smartphone com sistema multicâmera

Premiação

1 Câmera Profissional de entrada com lente e microfone shotgun

1 Smartphone com sistema multicâmera, Tripé e Microfone lapela

1 Smartphone com sistema multicâmera

Perguntas Frequentes

O que terá no 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância?2021-02-23T21:17:48-03:00

O Lab é dividido em 3 etapas: 

  1. Participação de 5 oficinas audiovisuais com profissionais na áreas: a) Primeira infância e produção audiovisual; b) Pesquisa e Roteiro; c) Filmagem: como contar uma história com imagens; d) Som: Captação, edição e trilha sonora; e) Noções de narrativa e teoria de edição
  2. Realização de vídeos/peças audiovisuais de baixo custo sobre a primeira infância nos seus diversos contextos (indígena, quilombola, rural, urbano, periférico, etc) com acompanhamento de um profissional; e 

Concurso dos vídeos realizados pelos inscritos com premiação para os 6 melhores.

Quais são as áreas temáticas das atividades?2021-02-23T21:28:02-03:00

A Primeira Infância é o tema principal, mas será necessário selecionar uma das temáticas abaixo para trabalhar nas oficinas e na realização do vídeo: 

1) Natureza de Brincar: enfatiza a importância do convívio e o livre brincar de crianças de zero a três (0 a 3) anos de idade na natureza. Tem como objetivo motivar pais, mães e cuidadores a levarem bebês e crianças pequenas para brincar na natureza.

2) Pai Presente: deve abordar como homens (de diversas classes e grupos) Financiamento: Realização: participam ativamente da vida e do cuidar para o desenvolvimento de seus filho/as nos primeiros anos de vida (0 a 3 anos). Objetiva motivar homens a serem protagonistas no cuidar das crianças

Posso participar?2021-02-23T21:28:16-03:00

Pode participar qualquer pessoa acima de 15 anos de idade, envolvida e interessada em temáticas da primeira infância e ser residente no Brasil.

É necessário também que tenha capacidades básicas em produção audiovisual ou ter acesso a parcerias que tenham essa capacidade e que se comprometam com o projeto.

O 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância motiva inscrições de pessoas tradicionalmente excluídas (indígenas, negra/os, moradores de quilombolas, periferia, meio rural, mulheres, LGBT+, etc).

Não esqueça de reservar/bloquear sua agenda para o período do Lab.

Quando vai acontecer?2021-02-23T21:28:46-03:00

Até 28/02 – inscrições pelo site: https://usinadaimaginacao.org/ 

05/03 – Resultado da seleção

08 a 12/03 – Realização das oficinas técnicas e artísticas

15 a 30/03 – Produção e realização dos vídeos

31/03 – Entrega dos vídeos através de plataforma digital

01 a 08/04 – Concurso: votação popular e júri 

08/04 – Premiação Geral em live no canal da Usina da Imaginação.

Onde o Lab será realizado?2021-02-23T21:28:30-03:00

Todas as atividades do Lab serão on-line. Você pode escolher onde, desde que com acesso a internet, algum equipamento (celular, tablet, computador, webcam, etc.), muita criatividade e disposição!

Preciso pagar para fazer a inscrição e participar?2021-02-23T21:21:08-03:00

Não, a inscrição e todas as atividades do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância Pirilampo Criativo são gratuitas. A/o participante selecionado precisa se comprometer com a presença em todas atividades e a todas as disposições do edital do Lab.

E como será a dinâmica do Lab? Como vai funcionar?2021-02-26T11:45:36-03:00

Primeiro você precisa se inscrever e ser selecionado. 

No Lab terão oficinas, realização de vídeo e um concurso com premiação. Conheça mais sobre cada uma delas: 

Oficinas: 

  • Serão ministradas 5 oficinas por profissionais das diferentes áreas: Primeira infância, ética na produção audiovisual; Pesquisa e Roteiro; Filmagem: como contar uma história com imagens; Som: Captação, edição e trilha sonora; Noções de narrativa e teoria de edição. 
  • As oficinas serão entre os dias 08 e 12/03, com duração de três horas, das 19h às 22h, diariamente, on-line, em tempo real com interação entre os oficineiros e participantes. 
  • As oficinas terão número máximo de 30 vagas, divididas em dois grupos de 15, de acordo com a temática escolhida pela/o participante no ato da inscrição. 
  • As oficinas são preparatórias para o desenvolvimento da etapa seguinte. 

 

Realização do Vídeo:

  • Entre os dias 15 e 30/03, a/o participantes realizará um vídeo de até 10 minutos sobre a temática escolhida e com as informações e conhecimentos trabalhados durante as oficinas.  
  • Os vídeos poderão ser capturados por filmadora, câmera fotográfica, telefone celular ou tablet.
  • O participante selecionado terá o acompanhamento durante essa etapa de um profissional do audiovisual, mas é necessário que tenha um domínio mínimo das ferramentas básicas para a realização de vídeo. 
  • No dia 31/03, o vídeo finalizado deverá ser postado em plataforma digital para a etapa seguinte. 

 

Concurso:

  • Os vídeos resultantes das etapas anteriores descritas estarão aptos ao concurso, desde que cumpridas as exigências das etapas anteriores e descritas no edital do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância. 
  • Os vídeos precisam ser inéditos e desenvolvidos no decorrer do laboratório;
  • Serão postados na internet para votação popular, no site e redes sociais da Usina da Imaginação e Pirilampo Criativo Lab; 
  • Não serão aceitos vídeos que tenham sido feitos previamente, assim como cópias (total ou parcial) de trabalhos de terceiros; com conteúdo impróprio ou ofensivo ou que expressam preconceitos de raça, gênero ou de idade e que façam menção direta ou indireta a empresas, produtos ou serviços.
  • Os vídeos serão avaliados por júri formado por profissionais e votação popular.
  • A premiação será para os 6 vídeos com melhor avaliação.
E qual é a premiação do concurso?2021-02-23T21:24:18-03:00

1º lugar: 1 Câmera Profissional de entrada com lente e microfone shotgun. 

2º lugar: 1 Smartphone com sistema multicâmera, Tripé e Microfone lapela. 

3º lugar: 1 Smartphone com sistema multicâmera.

O que preciso fazer para participar do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância Pirilampo Criativo?2021-02-23T21:24:55-03:00

Completar sua inscrição até dia 28/02 e ser selecionado. 

Estar de acordo com as regras estabelecidas pelo edital do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância.  

Sendo selecionado, você deverá ter acesso a meios e ferramentas próprias ou de parcerias para a participação nas atividades do Lab como:

– Acesso à internet. Isso porque todas as atividades serão on line: as oficinas, o acompanhamento durante a realização do vídeo, o upload do vídeo para o concurso e a divulgação de seu vídeo na votação popular pelas redes sociais – que todos likes que receber pontuam para a premiação! 

– Para captação de imagens e edição serão necessários equipamentos como aparelho celular, câmera, tablet e/ou computador. Caso você não possua, pode buscar algum parceiro/amigo/famiiliar que possa viabilizar a realização de seu vídeo.

– Ter domínio mínimo das ferramentas, aplicativos ou software para realização do vídeo. Não é preciso que você tenha formação na área audiovisual ou experiência profissional, mas capacidade para realizar as atividades propostas pelo Lab, sejam suas ou de algum parceiro que se comprometa com o projeto. 

A organização do evento não fornecerá equipamento para gravação, edição, material de arquivo e conexão de internet.

Como faço a minha inscrição?2021-02-23T21:25:27-03:00

Entre no site https://usinadaimaginacao.org/ e leia atentamente o Edital do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância. 

Depois preencha a ficha de inscrição no site até dia 28/02. Confira seus contatos de e-mail e telefone/whatsapp antes do envio. Eles serão sua única forma de comunicação com a organização do Lab.

É recomendado gravar um vídeo de no máximo 1 minuto com você apresentando sua motivação de produzir audiovisual sobre a temática da primeira infância.

Depois do envio da inscrição você receberá um e-mail de confirmação em até 24 horas.

Ao completar a inscrição minha participação no Lab já está garantida?2021-02-23T21:25:49-03:00

Não, os inscritos serão avaliados e selecionados por uma comissão, de acordo com as informações do formulário de inscrição e o interesse na atividade. São 30 vagas, divididas em dois grupos de 15, de acordo com a temática escolhida na inscrição.

O resultado da seleção será divulgado no dia 05/03 por meio de e-mail e whatsapp enviado pelos organizadores. 

Em caso de desistência ou não confirmação da participação, a inscrição será cancelada e a próxima pessoa da lista de espera será chamada.

Fique atento a mais estas informações:2021-02-23T21:27:16-03:00
  1. Leia atentamente o Edital e todas as regras do 3º Lab de Campanhas da Primeira Infância Pirilampo Criativo no site https://usinadaimaginacao.org antes da inscrição.
  2. A organização do evento não fornecerá equipamento para gravação, edição, material de arquivo e conexão de internet.
  3. Para receber o certificado, as/os participantes selecionadas/os se comprometem com a participação em 100% das atividades do Lab.
  4. A comissão para seleção dos participantes e a comissão jurada para o concurso serão feitas por profissionais especializados definidos pela equipe do Pirilampo Criativo e Usina da Imaginação.
  5. Informações sobre direitos autorais e de uso de imagem e som entre outras, consulte o edital. 

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: ​ contato@usinadaimaginacao.org

Equipe

Rita da Silva

Kurt Shaw

Natália Corrêa

Rodrigo Garcia

Carol Marins

Reno

Ir ao Topo